segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Castigo Pesado

Dia 23 os eleitores vão escolher o Presidente da República. Um exército de comentadores encartados e "resmas" de economistas resolveram fazer uma propaganda vergonhosa a favor do candidato Cavaco Silva. Ele próprio não resistiu a dizer que é o maior e neste tempo de crise é o único que pode salvar a pátria.
Era bom que o candidato estivesse a dizer a verdade e que os propagandistas ao seu serviço tivessem um átomo de razão. Portugal precisa mesmo de ser salvo e não vejo força humana capaz de cumprir essa tarefa.
Cavaco Silva foi um dos grandes coveiros de Portugal. E como lhe tomou o gosto, quer continuar a obra até ao último suspiro da pátria que ele garante ter capacidade para salvar. Mas um político que se comporta como ele, dificilmente vai ajudar os portugueses a sair do buraco profundo para onde foram atirados por ele e pelas suas hostes.
Cavaco nada tem a ver com os roubos do BPN ou com a Sociedade Lusa de Negócios. Nem sequer pode ser responsabilizado por uns quantos figurões que ele chamou para o seu Governo há 20 anos. Certo. Mas afinal sempre "comeu" 140% de lucros das suas “poupanças” que lhe foram colocados no prato por Oliveira e Costa com quem ele nada tem a ver, não ser um casinha de férias lado a lado no Algarve. Cavaco é danado para a brincadeira.
E nada tem a ver com o Orçamento Geral do Estado que faz os pobres ainda mais pobres. Mas foi ele que o assinou e foi ele que obrigou Passos Coelho a viabilizá-lo na Assembleia da República. Cavaco é responsável por grande parte da pobreza que existe em Portugal. Mas diz aos eleitores, com ar sonso, que tem pena dos pobrezinhos.
Cavaco teve a desfaçatez de dizer publicamente que tem a mulher por conta porque ela, coitadinha, tem uma reforma inferior a 800 euros. Num país a sério, onde os carneiros fizessem algo mais que marrar, o candidato, no domingo, ia para o lixo. Mas como estamos em Portugal, pode ser que ganhe já na primeira volta.
Maria Cavaco Silva foi professora universitária. Toda a gente sabe que um professor universitário não tem uma reforma inferior a 800 euros. Se ela tem de facto uma reforma tão pequena é porque não fez descontos ou porque preferiu outro sistema de segurança social.
Pode ser que a esposa de Cavaco Silva não se incomode por ser apresentada como alguém que vive à custa do marido. Mas há mulheres que dignamente trabalham e de forma orgulhosa afirmam “não quero viver à custa do meu homem”.
Mesmo que Maria Cavaco Silva tenha aceitado ser amesquinhada em público pelo marido, ele tinha a obrigação de ser comedido. Porque não é um “neca” qualquer que gasta o salário nos tascos e chega a casa e dá porrada na mulher. Ainda que fosse, esse comportamento indecoroso era inadmissível. Quem quer ser presidente da República não pode diminuir a sua mulher daquela maneira. Porque está a ofender todas as mulheres do país.
Pelo seu comportamento em relação ao BPN e Sociedade Lusa de Negócios, pelo seu comportamento durante o mandato anterior, pela forma como tratou em público a mulher, Cavaco pode ser eleito, mas não vai ser o presidente de todos os portugueses. E aqui está o problema que verdadeiramente conta.
O presidente da Tunísia, Bem Ali, há pouco tempo foi eleito com 90 por cento dos votos. Um dia destes teve de fugir do país, escorraçado por milhões de jovens em fúria, sem emprego e sem perspectivas de futuro. Os franceses, seus amigos da corda, nem sequer lhe querem dar asilo. Teve de ir para a Arábia Saudita.
Em Portugal há demasiados jovens que nunca tiveram um emprego ou têm um trabalho mais do que precário. Os tempos que vivemos são de vacas magras, há muitos anos, mesmo no tempo em que Cavaco lucrou 140% com as suas poupanças, ao fim de dois anos.
Não há dinheiro para enganar os tolos muito mais tempo. E o que se passou na Tunísia pode muito bem acontecer em Portugal ou outro país onde os dirigentes políticos não se comportem, como é claramente o caso de Cavaco Silva.
O melhor que pode acontecer ao candidato, é perder as eleições já no domingo. A vitória eleitoral pode ser um castigo bem mais pesado.

Sem comentários:

Enviar um comentário